Tudo começou a partir das 4h das madrugadas, quando o fogo começou atuando propriamente na parte onde comercializam matérias de construção civil.
segundo os populares este não é a primeira vez atos do género acontecer dentro do mercado, a administração cobra valores as vendedoras todos os dias para controlar as mercadorias que lá passam a noite, mas quando atos do género acontecem não aparece o culpado, nem a administração se responsabiliza pelos danos, as vendedoras estão devastadas tudo porque perderam todo negocio, infelizmente muitas delas deixavam os valores monetários lá guardado.
desconfia-se que tudo isso tem mãos de alguém, que faz de tudo para prejudicar as vendedoras, a um tempo atras na parte de vendas de madeiras também houve a mesma situação, não houve nenhuma investigação e ninguém se responsabilizou.
as vendedoras estão inseguras e clamam pela ajuda das autoridades de modo a investigar estes atos, há ainda pessoas que dizem que essa sabotagem é dos chineses, tudo porque eles querem dominar o comercio naquela zona, e uma das técnicas é expulsar as vendedoras, teoria que não há ainda uma prova para se considerar real.
O corpo de bombeiros esteve no local para apagar as chamas, e graças a eles o fogo sessou, ao contrario atacaria mais outras áreas do mercado.
pelos vídeos a rolarem nas redes socias pode-se notar muitas senhoras aos choros, aos desmaios, os prejuízos estima-se a mais de 100 milhões de kwanzas, são tantas famílias que foram prejudicadas, mães e pais que sustentavam a sua família com esse negocio, o povo clama por ajuda do governo de modo a encontrar os responsáveis.
até ao momento a admiração do kicolo não se pronunciou sobre o ocorrido, não há nenhum sinal positivo da parte dos mesmos em pagar o que se perdeu ai, uma vez que eles são os responsáveis da praça.
segundo eles, o incêndio foi provocado através de um curto circuito, teoria que não faz muito sentido, porque segundo as vendedoras naquela zona não fazem o uso de energia elétrica, o que só vem reforçar a ideia de que foi tudo uma sabotagem.