O papel relevante desempenhado pelo Presidente João Lourenço, como mediador de conflitos em África, em particular na pacificação do conflito que envolve a República Democrática do Congo e o Rwanda, foi destacado, segunda-feira, em Praga.

Este foi um dos assuntos destacados no encontro, no âmbito do reforço das relações entre a República Checa e Angola, que o secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades do Ministério da Relações Exteriores, Domingos Vieira Lopes, manteve com o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros daquele país, Eduard Hulicius, refere um comunicado, enviado ao JA Online.

A reunião tratou, igualmente, sobre as oportunidades de negócios que o Corredor do Lobito oferece e serviu para passar em revista o estado de cooperação entre os dois países com destaque para a consolidação de alguns instrumentos jurídicos, como o memorando sobre consultas políticas, nomeadamente o Acordo de Dupla Tributação; Acordo de Isenção de Vistos; Acordo de Geminação, Acordo com a Academia Diplomática e o Acordo de Cooperação Económica.

Na ocasião, as duas entidades teceram, também, pontos de vista sobre a guerra na Ucrânia, o conflito no médio oriente, a situação de conflito no Sudão, as eleições em Moçambique, sem descurar a situação na Guine Bissau.

No final as partes envolvidas, comprometeram-se a estabelecerem contactos por via da Câmara de Comércio da República Checa e a Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (AIPEX).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *